a
custom font

Circuito Art

Exposição individual: Ana Vaz

A artista reunirá no espaço expositivo do Pivô, um recorte de seus “filmes-poemas”, entre trabalhos recentes e inéditos, em que investiga a partir de uma abordagem experimental da imagem em movimento, os efeitos visíveis e subjetivos do colonialismo. A curadoria da exposição é de Fernanda Brenner.

A filmografia crítica e especulativa de Ana Vaz apoia-se em colagens experimentais de imagens e sons, filmados ou encontrados, para refletir sobre situações e contextos histórica e geograficamente marcados por narrativas de violência e repressão. Como prolongamento ou consequência dos seus filmes, a sua prática incorpora-se também na escrita, na pedagogia crítica, em instalações, programas de cinema ou eventos efémeros.

Galeria Pivô

29/05 – 31/07/2021

Sobre:

Ana Vaz, 1986, vive e trabalha em Paris, Lisboa e Brasília

Os filmes de Ana Vaz foram apresentados e discutidos em festivais de cinema, seminários e instituições tais como a Berlinale Forum Expanded, New York Film Festival, TIFF Wavelengths, Cinéma du Réel, CPH:DO20X, Flaherty Seminar, Tate Modern, Palais de Tokyo, Jeu de Paume, LUX Moving Images, Courtisane, entre outros. Exposições recentes do seu trabalho incluem: 36º Panorama de Arte Brasileira “Sertão” no MAM (São Paulo), “Meta-Arquivo 1964-1985: Espaço de Escuta e Leitura de Histórias da Ditadura” no Sesc-Belenzinho (São Paulo), Profundidad de Campo no Matadero (Madrid, Espanha) e “The Voyage Out” no LUX Moving Images (Londres). Em 2015, recebeu o Kazuko Trust Award concedido pela Film Society of Lincoln Center em reconhecimento da excelência artística e da inovação do seu trabalho em imagem em movimento. Em 2019, recebeu o apoio do Sundance Documentary Film Fund para completar o seu primeiro longa-metragem. É integrante e fundadora do coletivo COYOTE, juntamente com Tristan Bera, Nuno da Luz, Elida Hoëg e Clémence Seurat, um grupo interdisciplinar que trabalha nos campos da ecologia e ciência política através de formas experimentais (conversas, derivas, publicações, eventos e performances).

Escreva um comentário

Registro

já tem uma conta?