A Galeria Jaider Esbell de Arte Indígena Contemporânea é um espaço coletivo e independente que serve à produção e circulação de artistas indígenas. Entendemos que a arte pode ser um ponto de encontro vigoroso entre mundos. Assim buscamos fomentar as iniciativas de artistas indígenas e de suas coletividades, contribuindo com os meios necessários para que transitem com autonomia e protagonismo em diferentes contextos. Enraizamos nosso trabalho na relação direta com diversas comunidades indígenas, sobretudo em Roraima, impulsionando o desenvolvimento de projetos de arte-educação e fortalecendo suas conexões com outros espaços.
Inaugurada em 2013 por Jaider Esbell (Normandia, Roraima, 1979 – São Paulo, São Paulo, 2021), artista e curador do povo Makuxi, a Galeria constitui-se como um espaço importante de articulação da cena cultural de Boa Vista, Roraima. Reunimos um dos maiores e mais relevantes acervos de Arte Indígena Contemporânea do país, com obras de artistas de diversos povos no Brasil e nas Américas. A Galeria possui ainda uma rica biblioteca de obras de referência sobre arte, literatura e educação indígenas, além de catálogos de exposições, material audiovisual e documentos relevantes da história da arte indígena. Todo o acervo é aberto para o público e tem acolhido pesquisadores e interessados.
Nossas ações são direcionadas à valorização dos conhecimentos e das formas expressivas tradicionais e contemporâneas dos povos indígenas. Nos orientamos pelo compromisso com os direitos originários e ambientais na estruturação de todas as nossas iniciativas, sejam elas exposições, residências, publicações, oficinas de formação, programações educativas, entre outras.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.