Inaugurado em 18 de março de 2010, o Museu Casa Eduardo Ribeiro, recupera a história pessoal, militar e administrativa do maranhense, considerado o grande transformador da capital amazonense. Foi adquirido por particulares depois de sua morte e pelo Governo da União Federal, em 1961 e em 2002 foi cedido ao Estado por meio de comodato, através da Secretaria de Estado de Cultura, para os fins específicos de recuperação da memória da cidade e da história da medicina. Está localizado em uma área de interesse de preservação, no Centro Histórico de Manaus.
Apresenta exposição permanente de mobiliário residencial de época, objetos de uso pessoal e de obras de arte que procuram recriar o modo de vida do final do século XIX e início do século XX, época em que ele viveu.
Salas e aposentos tomam o nome de fatos e personagens considerados relevantes na vida de Eduardo Ribeiro e de seus antigos proprietários. Há também um acervo textual composto por documentos digitalizados de caráter pessoal e profissional.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.