Inaugurado em 2013 com recursos do Minas Tênis Clube e patrocínios via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o Centro Cultural foi uma das etapas do Plano Diretor do Minas I e sua implantação teve como objetivos aprimorar os serviços prestados pelo setor cultural do Clube e estreitar os laços construídos entre o Clube e Belo Horizonte. Desde meados de 2019, o equipamento integra o Circuito Liberdade e, a partir de 2020, começou a receber recursos vindos do patrocínio da Unimed-BH, passando a ser denominado Centro Cultural Unimed-BH Minas.
Os espaços do Centro Cultural Unimed-BH Minas têm programação diversificada e voltada para públicos de diferentes faixas etárias (crianças, jovens e adultos), na qual se incluem exposições de artes plásticas, espetáculos teatrais, de dança e musicais, lançamentos de livros e palestras, Também são desenvolvidos pelo Minas programas próprios nas áreas de literatura, música e teatro.
O complexo cultural é formado por um Teatro, com plateia para 612 pessoas (sendo dez espaços para cadeirantes, poltronas para obesos e para lactantes); uma Galeria de Arte, com 412m², que já recebeu 20 exposições de artistas nacionais e estrangeiros; e um Centro de Memória, que guarda acervo com mais de 50 mil itens, sendo que três mil deles estão expostos na mostra de longa duração “Minas Tênis Clube: várias histórias”. Ainda compõem o Centro Cultural Unimed-BH Minas o Café e duas Salas Multimeios, como espaços de eventos de menor porte e de convivência. Estão previstas para o primeiro semestre de 2021, as inaugurações da Biblioteca, com cerca de seis mil títulos, e do Espaço Expositivo. Para 2022, está prevista a abertura de duas salas de cinema.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.