Contato

O Museu de Arte Osório Cesar (MAOC), localizado no Complexo Hospitalar do Juquery, é o símbolo da arteterapia no Brasil, o espaço passou por um processo de restauro, ficou fechado por mais de dez anos por causa de um incêndio que atingiu o prédio administrativo, e reabriu as portas para o público em 2020.

A reabertura desse grande patrimônio, representa um marco na história do município de Franco da Rocha, que nasceu a partir da criação de uma colônia psiquiátrica que na década de 1970 chegou a atender cerca de 16 mil pacientes, tornando-se a maior da América Latina.

O prédio do MAOC, cujo projeto arquitetônico foi criado pelo Escritório de Arquitetura Ramos de Azevedo, já foi residência do Dr. Francisco Franco da Rocha, fundador do Hospital Psiquiátrico do Juquery e leva o nome de um dos principais expoentes da arteterapia no Brasil: o médico Osório Thaumaturgo Cesar, que também foi músico e crítico de arte. Casado com a pintora Tarsila do Amaral, seus estudos sobre a expressão artística dos alienados tiveram influência no circuito intelectual e artístico paulistano. Osório ingressou no hospital na década de 1920 e, após observar as criações dos internos, fundou a Escola Livre de Artes Plásticas (ELAP) do Juquery, onde os pacientes produziam diversas atividades artísticas, como desenho, pintura, escultura e modelagens em argila e cerâmica.
0.0

0 Avaliações

Avaliação 0
Atendimento 0
Atmosfera 0
Acervo 0

0 Avaliações

Escreva um comentário

Informação de contato

Av. dos Coqueiros, 441 - Centro, Franco da Rocha - SP, 07850-320, Brasil

Fechado agora
Tuesday 1:00pm - 6:00pm
Wednesday 1:00pm - 6:00pm
Thursday 1:00pm - 6:00pm
Friday 1:00pm - 6:00pm
Saturday 1:00pm - 6:00pm
Sunday 1:00pm - 6:00pm
Hora local 4:49am
Perfis Sociais:
Anúncio Patrocinado

Aprenda sobre o mercado das artes no Brasil com esse curso online.

Registro

já tem uma conta?