A Vila Itororó é um espaço público e cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (@smculturasp) que contempla um conjunto remanescente de edificações construídas nos anos 1920 e que está em fase de restauro. A Vila Itororó sempre teve como uso principal a moradia, mas foi tornada patrimônio histórico e desapropriada para fins culturais a partir de 2013.
A Vila Itororó sempre teve como uso principal a moradia, mas foi tornada patrimônio histórico e desapropriada para fins culturais a partir de 2013. Atualmente o espaço compreende uma estrutura formada por um galpão com diversos espaços de convivência, experimentações artísticas, ensaios e apresentações culturais, uma marcenaria pública, um conjunto recém-restaurado onde funcionam o laboratório de arte e tecnologia da FabLabSP, uma sala de atendimento da Secretaria da Igualdade Racial, uma cozinha pública que será aberta ao público em breve, além de outros espaços que receberão exposições de longa duração sobre a história da Vila Itororó, salas de oficinas e ateliês abertos.
Após a entrega da primeira fase do projeto de restauração em 2019, a Vila Itororó foi inaugurada e aberta ao público em setembro de 2021 com diversas atividades artísticas e culturais ativando os espaços já restaurados e as áreas comuns que foram revitalizadas para receber o público.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.